segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O Que Fazer com o Lixo Orgânico

Lixo Orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, não reciclável, produzido nas residências, escolas, empresas e também pela natureza.

São exemplos de lixo orgânico: restos de alimentos (arroz, feijão, macarrão, carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos etc.), podas de jardim, madeira, ossos, sementes etc.


Este tipo de lixo precisa ser tratado com todo cuidado, pois geram mau cheiro, se decompõe rapidamente e atrai ratos e insetos. O chorume - um líquido viscoso e de cheiro forte e desagradável resultante do processo de decomposição do lixo orgânico - contamina o solo e as águas (rios, lagos, lençóis freáticos), podendo provocar várias doenças.


Aqui em nosso bairro, temos a nosso favor os nossos quintais, onde podemos tratar o nosso lixo orgânico, evitando que seja enviado ao aterro sanitário.


Podemos aproveitar o nosso lixo orgânico para a produção de energia (biogás) ou para a produção de adubo orgânico através do processo de compostagem. 


Outra forma simples de descartar o lixo orgânico consiste em abrir um buraco no quintal, ao lado de uma árvore frutífera, e descartar ali diariamente o lixo produzido. Este buraco deve ter um tampa metálica, pelo menos 15cm maior que o diâmetro do mesmo, com pequenos furos para permitir a aeração. Este sistema não exala cheiro e aduba as árvores. Quando encher, é só jogar terra por cima e escolher outra árvore para fazer novo buraco.



Clique na imagem para ampliar


Nenhum comentário:

Postar um comentário