Mostrando postagens com marcador Campanha Lixo Digno. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Campanha Lixo Digno. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Últimas Oficinas do ano : Condomínios Santa Rita e Atiaia

Para finalizar a Campanha pelo Lixo Digno de 2016, foram realizadas oficinas em dois condomínios : Santa Rita e Atiaia.

No Sta Rita compareceram vários moradores , mesmo sendo um domingo de manhã!

Tivemos a exibição do vídeo  e uma boa conversa , seguida da parte prática, com a separação de materiais que normalmente temos em casa e que sempre dá oportunidade pra muitas dúvidas surgirem e sumirem.

No Condomínio Atiaia  devido ao pouco tempo entre a divulgação e a data da oricina o comparecimento foi menor.
No Condomínio Atiaia  devido ao pouco tempo entre a divulgação e a data da oricina o comparecimento foi menor.

Mas da mesma maneira surgiram perguntas, com o bônus de uma criança curiosa, que , às vezes, vale por dois adultos! O procedimento foi o mesmo e novamente foi eficiente para trazer à tona as questões mais importantes sobre o assunto.
Foram entregues nas duas ocasiões  cartazes com orientações sobre separação para serem afixados em locais estratégicos.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Oficina no Condomínio Tarumã

Com boa presença de moradores do Condomínio, realizamos essa oficina, em um final de tarde gelado, apesar de faltar pouco para o verão.


Entre vários esclarecimentos, em uma roda de conversa e uma simulação de separação, se falou das nossas condições de aproveitamento de materiais. Ficou claro que alguns itens que podem ser reciclados tecnicamente falando, mas não o são em nossa região .



Por essa razão, para esses itens (um exemplo é o isopor) a recomendação é que se evite adquiri-los, pois terão de ser enviados para o aterro municipal.


sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Aldeia tem Oficina de separação do lixo

No Condomínio Aldeia o encontro foi realizado na sede. 
Compareceram alguns moradores funcionários do Condomínio e de casas.  Após vermos o Filme do Lixo Digno e conversarmos sobre as dúvidas e foram feitos alguns esclarecimentos,


 Houve então uma parte prática, onde os próprios participantes treinaram a separação com os materiais trazidos com essa finalidade. Nessa hora surgem as dúvidas do dia a dia Acredito que assim ficam mais vivas as orientações. 


 Foi entregue um cartaz com orientação ilustrada da separação
Será afixado na parede, na própria sede do Condômino, para ajudar a lembrar...


 Aproveito para informar que aqueles que não puderam                 comparecer, mas gostariam de participar em outra ocasião,  poderão faze-lo em outra oficina. Assim que estiverem definidas as datas , informarei via grupo do Bairro.




terça-feira, 1 de novembro de 2016

Conversa sobre o Lixo na Pousada Som em Pé


Nessa oficina, estiveram presentes os responsáveis pela pousada, funcionárias da limpeza e o jardineiro. Após a sessão com  vídeo da Campanha tivemos muitas perguntas .










Tivemos então uma demonstração prática com alguns materiais   cujo descarte normalmente gera dúvidas


Surgiram ainda questões sobre  materiais do jardim, e da manutenção que não são compostáveis e foi esclarecido como deve ser descartados .




Para finalizar a oficina, pensamos juntos sobre a melhor forma de comunicação com os hospedes , um público muitas vezes não acostumado com a separação de materiais como a realizamos aqui, ,Avaliamos que  a orientação, lançando mão de placas cartazes  e regulamento espalhados pelas diversas áreas da pousada  é boa, mas ainda esbarra em algumas limitações. Um cartaz com as orientações do Fênix foi entregue aos responsáveis.

                           

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Escola Aitiara : Alunos, funcionários e professores aprofundam o tema do Lixo Digno e visitam o Fênix.


Nessa oficinas participaram os alunos do 11º ano , a tutora da sala, Prof. Marli, a Prof. Stefanie de Geografia e a Prof. Sybille de Português,   Gustavo, o gestor da Escola e quatro funcionários da manutenção e limpeza :  Maria, João, Severina e Eliane.


Inicialmente nos reunimos na sala do 11º ano e assistimos ao vídeo da Campanha pelo Lixo Digno, discutimos o que é Lixo Digno , houve várias perguntas e colocações, especialmente dos alunos, que estão bem envolvidos com o tema inclusive fizeram visita recente ao Aterro Sanitário Municipal.


Em seguida descemos para o galpão de separação de materiais, onde conheceram Sr. Toninho e D. Cida, responsáveis pela triagem do material e puderam ter mais clareza sobre todo o processo. Houve mais perguntas e esclarecimentos.


Pudemos assim conectar todas as pontas: quem "produz" e descarta o lixo (em certa medida todos nós), quem encaminha para a separação, e quem faz a separação. Quando cada parte conhece as dificuldades enfrentadas pela outra, fica mais fácil e claro saber que atitude tomar.
Especialmente quando sabemos que o objetivo de todos é o mesmo:


Conseguir um ótimo aproveitamento de materiais,com um processo limpo e fácil,  sem ser excessivamente trabalhoso


Sabemos que sempre há o que melhorar, mas a cada passo que damos contamos com uma separação mais eficiente e simplificada.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Oficina na Bioloja do Sítio Bahia

A oficina foi realizada em horário que permitiu a presença do maior numero de funcionários de cada setor. Os que não estiveram presentes receberão as dicas dos que vieram.

Após alguns esclarecimentos sobre a separação de lixo , juntos pensamos em soluções possíveis para uma melhor disposição do lixo e formas de otimizar a comunicação com os consumidores sobre o assunto da separação dos materiais.

                                                                                                             Algumas mudanças já estão sendo planejadas.
                                      
             


terça-feira, 25 de outubro de 2016

Oficinas de Educação Ambiental sobre separação do lixo


Como parte da Campanha do Lixo Digno  esta na nossa agenda a realização de oficinas sobre separação do lixo em Instituições, Condomínios e estabelecimentos comerciais do bairro Demétria .

Na Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica (ABD) foi realizada uma oficina com a participação bastante abrangente de funcionários de campo, da limpeza, de escritório e estagiários, tornando muito rica e ampla a discussão. 
   
           






Nossa gratidão pela parceria aos presentes !
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

No Condomínio Verbena a Oficina ocorreu ainda no primeiro semestre, contou com a presença de muitos moradores e rendeu uma conversa frutífera, com muitas perguntas e troca de sugestões .
     




Foi um ótimo trabalho em conjunto!




quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Vídeo Lixo Digno

Saindo do forno o novo video sobre o trabalho de Coleta Seletiva no Bairro Demétria... Na verdade o que se  pretende é ir além da simples Coleta e atuar mais fundo na consciência, chegando aos pequenos atos do dia a dia. 

Já temos progredido em alguns aspectos mas o caminho é longo e o trabalho deve ser constante e sempre renovado.  

E´ compensador saber que em termos quantitativos, atualmente o aproveitamento dos materiais recicláveis no bairro é mais de 5 vezes maior que no município de Botucatu.

Isso graças ao esforço pessoal de cada um que separa o lixo e ao incansável  - e às vezes insistente e exigente - trabalho de educação que vem sendo feito por muitas pessoas que já se envolveram com o tema ao longo desses anos.