Mostrando postagens com marcador Campanha Lixo Digno. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Campanha Lixo Digno. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, 16 de agosto de 2017
sexta-feira, 16 de dezembro de 2016
Últimas Oficinas do ano : Condomínios Santa Rita e Atiaia
Para finalizar a Campanha pelo Lixo Digno de 2016, foram realizadas oficinas em dois condomínios : Santa Rita e Atiaia.
No Sta Rita compareceram vários moradores , mesmo sendo um domingo de manhã!
Tivemos a exibição do vídeo e uma boa conversa , seguida da parte prática, com a separação de materiais que normalmente temos em casa e que sempre dá oportunidade pra muitas dúvidas surgirem e sumirem.
No Condomínio Atiaia devido ao pouco tempo entre a divulgação e a data da oricina o comparecimento foi menor.
No Condomínio Atiaia devido ao pouco tempo entre a divulgação e a data da oricina o comparecimento foi menor.
Mas da mesma maneira surgiram perguntas, com o bônus de uma criança curiosa, que , às vezes, vale por dois adultos! O procedimento foi o mesmo e novamente foi eficiente para trazer à tona as questões mais importantes sobre o assunto.
Foram entregues nas duas ocasiões cartazes com orientações sobre separação para serem afixados em locais estratégicos.
No Sta Rita compareceram vários moradores , mesmo sendo um domingo de manhã!
Tivemos a exibição do vídeo e uma boa conversa , seguida da parte prática, com a separação de materiais que normalmente temos em casa e que sempre dá oportunidade pra muitas dúvidas surgirem e sumirem.
No Condomínio Atiaia devido ao pouco tempo entre a divulgação e a data da oricina o comparecimento foi menor.
No Condomínio Atiaia devido ao pouco tempo entre a divulgação e a data da oricina o comparecimento foi menor.
Mas da mesma maneira surgiram perguntas, com o bônus de uma criança curiosa, que , às vezes, vale por dois adultos! O procedimento foi o mesmo e novamente foi eficiente para trazer à tona as questões mais importantes sobre o assunto.
Foram entregues nas duas ocasiões cartazes com orientações sobre separação para serem afixados em locais estratégicos.
segunda-feira, 21 de novembro de 2016
Oficina no Condomínio Tarumã
Com boa presença de moradores do Condomínio, realizamos essa oficina, em um final de tarde gelado, apesar de faltar pouco para o verão.
Entre vários esclarecimentos, em uma roda de conversa e uma simulação de separação, se falou das nossas condições de aproveitamento de materiais. Ficou claro que alguns itens que podem ser reciclados tecnicamente falando, mas não o são em nossa região .
Por essa razão, para esses itens (um exemplo é o isopor) a recomendação é que se evite adquiri-los, pois terão de ser enviados para o aterro municipal.
Entre vários esclarecimentos, em uma roda de conversa e uma simulação de separação, se falou das nossas condições de aproveitamento de materiais. Ficou claro que alguns itens que podem ser reciclados tecnicamente falando, mas não o são em nossa região .
Por essa razão, para esses itens (um exemplo é o isopor) a recomendação é que se evite adquiri-los, pois terão de ser enviados para o aterro municipal.
sexta-feira, 4 de novembro de 2016
Aldeia tem Oficina de separação do lixo
No Condomínio Aldeia o encontro foi realizado na sede.
Compareceram alguns moradores funcionários do Condomínio e de casas. Após vermos o Filme do Lixo Digno e conversarmos sobre as dúvidas e foram feitos alguns esclarecimentos,
Houve então uma parte prática, onde os próprios participantes treinaram a separação com os materiais trazidos com essa finalidade. Nessa hora surgem as dúvidas do dia a dia Acredito que assim ficam mais vivas as orientações.
Será afixado na parede, na própria sede do Condômino, para ajudar a lembrar...
Aproveito para informar que aqueles que não puderam comparecer, mas gostariam de participar em outra ocasião, poderão faze-lo em outra oficina. Assim que estiverem definidas as datas , informarei via grupo do Bairro.
terça-feira, 1 de novembro de 2016
Conversa sobre o Lixo na Pousada Som em Pé
Nessa oficina, estiveram presentes os responsáveis pela pousada, funcionárias da limpeza e o jardineiro. Após a sessão com vídeo da Campanha tivemos muitas perguntas .
Tivemos então uma demonstração prática com alguns materiais cujo descarte normalmente gera dúvidas
Surgiram ainda questões sobre materiais do jardim, e da manutenção que não são compostáveis e foi esclarecido como deve ser descartados .
Para finalizar a oficina, pensamos juntos sobre a melhor forma de comunicação com os hospedes , um público muitas vezes não acostumado com a separação de materiais como a realizamos aqui, ,Avaliamos que a orientação, lançando mão de placas cartazes e regulamento espalhados pelas diversas áreas da pousada é boa, mas ainda esbarra em algumas limitações. Um cartaz com as orientações do Fênix foi entregue aos responsáveis.
segunda-feira, 31 de outubro de 2016
Escola Aitiara : Alunos, funcionários e professores aprofundam o tema do Lixo Digno e visitam o Fênix.
Nessa oficinas participaram os alunos do 11º ano , a tutora da sala, Prof. Marli, a Prof. Stefanie de Geografia e a Prof. Sybille de Português, Gustavo, o gestor da Escola e quatro funcionários da manutenção e limpeza : Maria, João, Severina e Eliane.
Inicialmente nos reunimos na sala do 11º ano e assistimos ao vídeo da Campanha pelo Lixo Digno, discutimos o que é Lixo Digno , houve várias perguntas e colocações, especialmente dos alunos, que estão bem envolvidos com o tema inclusive fizeram visita recente ao Aterro Sanitário Municipal.
Em seguida descemos para o galpão de separação de materiais, onde conheceram Sr. Toninho e D. Cida, responsáveis pela triagem do material e puderam ter mais clareza sobre todo o processo. Houve mais perguntas e esclarecimentos.
Pudemos assim conectar todas as pontas: quem "produz" e descarta o lixo (em certa medida todos nós), quem encaminha para a separação, e quem faz a separação. Quando cada parte conhece as dificuldades enfrentadas pela outra, fica mais fácil e claro saber que atitude tomar.
Especialmente quando sabemos que o objetivo de todos é o mesmo:
Conseguir um ótimo aproveitamento de materiais,com um processo limpo e fácil, sem ser excessivamente trabalhoso
Sabemos que sempre há o que melhorar, mas a cada passo que damos contamos com uma separação mais eficiente e simplificada.
quinta-feira, 27 de outubro de 2016
Oficina na Bioloja do Sítio Bahia
A oficina foi realizada em horário que permitiu a presença do maior numero de funcionários de cada setor. Os que não estiveram presentes receberão as dicas dos que vieram.
Após alguns esclarecimentos sobre a separação de lixo , juntos pensamos em soluções possíveis para uma melhor disposição do lixo e formas de otimizar a comunicação com os consumidores sobre o assunto da separação dos materiais.
Após alguns esclarecimentos sobre a separação de lixo , juntos pensamos em soluções possíveis para uma melhor disposição do lixo e formas de otimizar a comunicação com os consumidores sobre o assunto da separação dos materiais.
terça-feira, 25 de outubro de 2016
Oficinas de Educação Ambiental sobre separação do lixo
Como parte da Campanha do Lixo Digno esta na nossa agenda a realização de oficinas sobre separação do lixo em Instituições, Condomínios e estabelecimentos comerciais do bairro Demétria .
Na Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica (ABD) foi realizada uma oficina com a participação bastante abrangente de funcionários de campo, da limpeza, de escritório e estagiários, tornando muito rica e ampla a discussão.
Nossa gratidão pela parceria aos presentes !
No Condomínio Verbena a Oficina ocorreu ainda no primeiro semestre, contou com a presença de muitos moradores e rendeu uma conversa frutífera, com muitas perguntas e troca de sugestões .
Foi um ótimo trabalho em conjunto!
quarta-feira, 28 de setembro de 2016
Vídeo Lixo Digno
Já temos progredido em alguns aspectos mas o caminho é longo e o trabalho deve ser constante e sempre renovado.
E´ compensador saber que em termos quantitativos, atualmente o aproveitamento dos materiais recicláveis no bairro é mais de 5 vezes maior que no município de Botucatu.
Isso graças ao esforço pessoal de cada um que separa o lixo e ao incansável - e às vezes insistente e exigente - trabalho de educação que vem sendo feito por muitas pessoas que já se envolveram com o tema ao longo desses anos.
Assinar:
Postagens (Atom)








