sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Últimas Oficinas do ano : Condomínios Santa Rita e Atiaia

Para finalizar a Campanha pelo Lixo Digno de 2016, foram realizadas oficinas em dois condomínios : Santa Rita e Atiaia.

No Sta Rita compareceram vários moradores , mesmo sendo um domingo de manhã!

Tivemos a exibição do vídeo  e uma boa conversa , seguida da parte prática, com a separação de materiais que normalmente temos em casa e que sempre dá oportunidade pra muitas dúvidas surgirem e sumirem.

No Condomínio Atiaia  devido ao pouco tempo entre a divulgação e a data da oricina o comparecimento foi menor.
No Condomínio Atiaia  devido ao pouco tempo entre a divulgação e a data da oricina o comparecimento foi menor.

Mas da mesma maneira surgiram perguntas, com o bônus de uma criança curiosa, que , às vezes, vale por dois adultos! O procedimento foi o mesmo e novamente foi eficiente para trazer à tona as questões mais importantes sobre o assunto.
Foram entregues nas duas ocasiões  cartazes com orientações sobre separação para serem afixados em locais estratégicos.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Oficina no Condomínio Tarumã

Com boa presença de moradores do Condomínio, realizamos essa oficina, em um final de tarde gelado, apesar de faltar pouco para o verão.


Entre vários esclarecimentos, em uma roda de conversa e uma simulação de separação, se falou das nossas condições de aproveitamento de materiais. Ficou claro que alguns itens que podem ser reciclados tecnicamente falando, mas não o são em nossa região .



Por essa razão, para esses itens (um exemplo é o isopor) a recomendação é que se evite adquiri-los, pois terão de ser enviados para o aterro municipal.


sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Aldeia tem Oficina de separação do lixo

No Condomínio Aldeia o encontro foi realizado na sede. 
Compareceram alguns moradores funcionários do Condomínio e de casas.  Após vermos o Filme do Lixo Digno e conversarmos sobre as dúvidas e foram feitos alguns esclarecimentos,


 Houve então uma parte prática, onde os próprios participantes treinaram a separação com os materiais trazidos com essa finalidade. Nessa hora surgem as dúvidas do dia a dia Acredito que assim ficam mais vivas as orientações. 


 Foi entregue um cartaz com orientação ilustrada da separação
Será afixado na parede, na própria sede do Condômino, para ajudar a lembrar...


 Aproveito para informar que aqueles que não puderam                 comparecer, mas gostariam de participar em outra ocasião,  poderão faze-lo em outra oficina. Assim que estiverem definidas as datas , informarei via grupo do Bairro.




terça-feira, 1 de novembro de 2016

Conversa sobre o Lixo na Pousada Som em Pé


Nessa oficina, estiveram presentes os responsáveis pela pousada, funcionárias da limpeza e o jardineiro. Após a sessão com  vídeo da Campanha tivemos muitas perguntas .










Tivemos então uma demonstração prática com alguns materiais   cujo descarte normalmente gera dúvidas


Surgiram ainda questões sobre  materiais do jardim, e da manutenção que não são compostáveis e foi esclarecido como deve ser descartados .




Para finalizar a oficina, pensamos juntos sobre a melhor forma de comunicação com os hospedes , um público muitas vezes não acostumado com a separação de materiais como a realizamos aqui, ,Avaliamos que  a orientação, lançando mão de placas cartazes  e regulamento espalhados pelas diversas áreas da pousada  é boa, mas ainda esbarra em algumas limitações. Um cartaz com as orientações do Fênix foi entregue aos responsáveis.

                           

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Escola Aitiara : Alunos, funcionários e professores aprofundam o tema do Lixo Digno e visitam o Fênix.


Nessa oficinas participaram os alunos do 11º ano , a tutora da sala, Prof. Marli, a Prof. Stefanie de Geografia e a Prof. Sybille de Português,   Gustavo, o gestor da Escola e quatro funcionários da manutenção e limpeza :  Maria, João, Severina e Eliane.


Inicialmente nos reunimos na sala do 11º ano e assistimos ao vídeo da Campanha pelo Lixo Digno, discutimos o que é Lixo Digno , houve várias perguntas e colocações, especialmente dos alunos, que estão bem envolvidos com o tema inclusive fizeram visita recente ao Aterro Sanitário Municipal.


Em seguida descemos para o galpão de separação de materiais, onde conheceram Sr. Toninho e D. Cida, responsáveis pela triagem do material e puderam ter mais clareza sobre todo o processo. Houve mais perguntas e esclarecimentos.


Pudemos assim conectar todas as pontas: quem "produz" e descarta o lixo (em certa medida todos nós), quem encaminha para a separação, e quem faz a separação. Quando cada parte conhece as dificuldades enfrentadas pela outra, fica mais fácil e claro saber que atitude tomar.
Especialmente quando sabemos que o objetivo de todos é o mesmo:


Conseguir um ótimo aproveitamento de materiais,com um processo limpo e fácil,  sem ser excessivamente trabalhoso


Sabemos que sempre há o que melhorar, mas a cada passo que damos contamos com uma separação mais eficiente e simplificada.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Self service de plástico

Já pensou em fazer seu próprio balde escolher a cor e ... voilá!
Agora já é possível, desde que essa ideia genial e generosa (toda a planta de produção está disponível) seja colocada em prática.

Estamos entrando num novo momento da reciclagem de materiais!

Que traga muitos avanços.

https://preciousplastic.com/en/

/https://preciousplastic.com/en/

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Oficina na Bioloja do Sítio Bahia

A oficina foi realizada em horário que permitiu a presença do maior numero de funcionários de cada setor. Os que não estiveram presentes receberão as dicas dos que vieram.

Após alguns esclarecimentos sobre a separação de lixo , juntos pensamos em soluções possíveis para uma melhor disposição do lixo e formas de otimizar a comunicação com os consumidores sobre o assunto da separação dos materiais.

                                                                                                             Algumas mudanças já estão sendo planejadas.
                                      
             


terça-feira, 25 de outubro de 2016

Oficinas de Educação Ambiental sobre separação do lixo


Como parte da Campanha do Lixo Digno  esta na nossa agenda a realização de oficinas sobre separação do lixo em Instituições, Condomínios e estabelecimentos comerciais do bairro Demétria .

Na Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica (ABD) foi realizada uma oficina com a participação bastante abrangente de funcionários de campo, da limpeza, de escritório e estagiários, tornando muito rica e ampla a discussão. 
   
           






Nossa gratidão pela parceria aos presentes !
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

No Condomínio Verbena a Oficina ocorreu ainda no primeiro semestre, contou com a presença de muitos moradores e rendeu uma conversa frutífera, com muitas perguntas e troca de sugestões .
     




Foi um ótimo trabalho em conjunto!




quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Alguns resultados pra animar!!

Sabemos que ainda há muito que fazer pra melhorar a situação de descarte do nosso lixo, mas também é importante celebrar os bons resultados .  

Para nos alegrar e estimular a prosseguir sempre, ainda que com pequenos passos, repasso alguns números:
 
Começamos em julho de 2014 a transição do uso de sacos verdes para os sacos de ráfia. Como tem sido um processo gradual, que se iniciou com um condomínio após o outro e ainda não esta completo.  Fiz uma estimativa "por baixo"  chegamos  a uma economia  aproximada de, no mínimo,  R$ 3 mil reais. 



Se isso parece pouco, podemos considerar então que deixamos de enviar para o aterro de Botucatu aproximadamente 12 mil sacos verdes. Que iriam ficar muitas décadas por lá ... (Sacos plásticos demoram de 30 a 40 anos pra decompor!)

Lembrando que isso é uma estimativa  pessimista!

Também deixamos de enviar para o aterro cerca de 5 mil itens entre canetas, esponjas e artigos de higiene oral  Lembrando que esses itens então , tem uma decomposição muito mais demorada ainda...






 Novamente, é pouco?




Bom, de grão em grão vamos seguindo e fazendo uma parte da nossa parte...

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Vídeo Lixo Digno

Saindo do forno o novo video sobre o trabalho de Coleta Seletiva no Bairro Demétria... Na verdade o que se  pretende é ir além da simples Coleta e atuar mais fundo na consciência, chegando aos pequenos atos do dia a dia. 

Já temos progredido em alguns aspectos mas o caminho é longo e o trabalho deve ser constante e sempre renovado.  

E´ compensador saber que em termos quantitativos, atualmente o aproveitamento dos materiais recicláveis no bairro é mais de 5 vezes maior que no município de Botucatu.

Isso graças ao esforço pessoal de cada um que separa o lixo e ao incansável  - e às vezes insistente e exigente - trabalho de educação que vem sendo feito por muitas pessoas que já se envolveram com o tema ao longo desses anos.



quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Música e Lixo: Essa mistura dá samba?

Se dá samba não foi mostrado, mas dá música boa !

O projeto não é novo, mas vale a pena ser visto e divulgado: a mais acabada imagem do luxo do lixo, ou das preciosidades que podem ser "tiradas" do lixo.

Eleva a ideia da reciclagem a um patamar de arte!

https://www.youtube.com/watch?v=yDQ6c_bLr2o


quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Lampadas



Quanto mais complexo é um material, mais difícil o descarte. 

No caso das lampadas fosforescentes, além da complexidade por conta dos diferentes materiais que a compõe, há ainda a questão dos materiais tóxicos, o que complica ainda mais a reciclagem. 

Mas pra tudo se acha uma solução, desde que haja vontade e criatividade!








terça-feira, 9 de agosto de 2016

Chapas de raio x



Separar as folhas de papel das garrafas plásticas e das latinhas de alumínio é fácil, agora que fazer com um material como as chapas de raio x ?

Essas mesmas que todos tem em casa e que  já ouvimos falar que tem metal pesado , faz mal ao ambiente, polui as águas...

Qual caminho "saudável" elas devem percorrer para não poluir e voltar  a ser úteis sob outra forma ?

Já tem formas de isso acontecer...

Mesmo que tenhamos , por enquanto , que deixar acumular algumas em casa e em algum momento levar até onde esse material é recolhido, é bom e bem interessante saber como isso acontece!


quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Pneus

Em tempos de tanta geração de lixo faz bem saber tem gente pensando, criando e implantando maneiras de fazer o que era lixo se transformar em algo novo em folha, útil e em alguns casos inclusive bonito! Um Luxo!!

No caso dos pneus ... são mil e uma utilidades.