segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Dicas para a Criação de um Ecoponto em Casa


Organizar o espaço para a separação e guarda dos materiais facilita o gerenciamento do lixo e proporciona a todos da casa mais facilidade em adotar o costume.


Escolha um local na área externa da casa, onde deve haver pelo menos três contentores, sendo dois para estocagem dos resíduos recicláveis e um outro para o lixo comum. Identifique-os por cor ou cartazes.

Em um contentor deposite garrafas, recipientes de plástico, tubos de pasta de dente, sacolas de plástico, embalagens de produtos de limpeza, embalagens Tetra Pak, tampas de garrafa, latas, panelas velhas, lâmpadas etc. 

Em outro contentor deposite papelão, caixas de ovos, papel de escritório, jornais, revistas, cartolinas, dentre outros tipos de papel. 

No terceiro contentor, que deverá ser menor que os outros, só o lixo comum que não contenha resíduos orgânicos: papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, embalagens não recicláveis, papel-carbono, fotografias, adesivos  e outros papéis plastificados e aluminizados. 

O lixo sanitário deve ser descartado semanalmente, mas o material limpo pode ser estocado no ecoponto até atingir quantidade suficiente para encher os sacos.

Tenha um pote de vidro, de plástico ou uma pequena lata ou ainda uma garrafa Pet para estocar as pilhas e baterias usadas. 

Prateleiras perto das lixeiras ajudam na guarda e separação dos materiais recicláveis. Por exemplo o pote de pilhas, a latinha de pequenos metais, garrafas de azeite que podem virar belos jarros de flores e latas para virar porta-treco, garrafas Pet para guardar sementes e para muitas outras utilidades. 

O óleo de cozinha também pode ser estocado em garrafas Pet ou potes de vidro. Depois de cheias devem ser bem fechadas e etiquetadas para melhor identificação do conteúdo pelos agentes ambientais.

Não se deve levar o lixo orgânico para o ecoponto. Tenha um baldinho na pia, para os restos de comida, guardanapos, cascas e talos de frutas e verduras, cascas de ovos. Da pia devem ir direto para o composto ou buraco no quintal.

Pergunte-se, cada vez que colocar uma coisa no lixo, se esse objeto pode ser reusado ou reciclado. Coloque mais consciência no ato de consumir, no ato de separar e no ato de descartar.

Ao fazer uma separação detalhada do seu lixo você estará ajudando os agentes da separação e garantindo que a reciclagem se dará com a maior eficiência possível.


Imagens coletadas na Internet.