domingo, 25 de novembro de 2012

Como Separar o Lixo para Reciclagem no Bairro Demétria

No Bairro Demétria o lixo doméstico deve ser separado em três categorias:
  1. Lixo orgânico 
  2. Materiais recicláveis: papéis, plásticos, isopor, vidros, metais 
  3. Lixo comum: materiais não recicláveis

COMO SEPARAR O LIXO

PROCEDIMENTOS BÁSICOS:


  • Escorrer e despejar todo o conteúdo das embalagens.
  • Lavar as embalagens de tetrapack, lata, alumínio, PET, plástico e vidro para não atrair bichinhos.
  • Dobrar ou espalmar as embalagens sempre que possível para diminuir o volume.
  • Retirar as rolhas e tampas das embalagens sempre quando forem feitas de outros materiais, diferentes da embalagem em si.
  • Acondicionar os materiais recicláveis nos sacos verdes.
  • Acondicionar o lixo comum nos sacos pretos.
  • Lembrar de fechar os sacos bem fechados.
Obs.: 
Caixas de papelão poderão ser utilizadas para acondicionar os materiais recicláveis, desde que lacradas e etiquetadas. De preferência, devem ser descartadas desmontadas para ocuparem menos espaço na carreta.

SEPARAÇÃO E COLETA CONFORME OS TIPOS DE MATERIAIS:


LIXO ORGÂNICO
Restos de alimentos (arroz, feijão, macarrão, carnes etc.), borra e filtros de café, guardanapos, cascas de frutas e verduras, talos, etc.
Este material não é coletado e deve ser usado em sistemas de compostagem ou minhocário, formando, posteriormente, excelentes adubos para hortas e plantas em geral.

PAPÉIS
São recicláveis os jornais, revistas, cartões, envelopes, folhas de caderno, papéis de computador, embalagens de ovo, papelão e caixas.
As caixas tetrapack ou longa vida também são recicláveis, embora tenham um processo diferente. Podem ser descartadas junto com os vidros, embalagens plásticas e metais.
Dica: Ao separar papéis, rasgue-os em pedaços ou empilhe as folhas em vez de amassar. Papel amassado ocupa mais espaço, dá mais trabalho e encarece o transporte.
Não são recicláveis: 
Isopor, fotografias, papéis metalizados, plastificados, carbonados, parafinados, celofane, papéis com cola como as fitas adesivas, bitucas de cigarro.
Os papéis sanitários devem ir para o lixo comum.

PLÁSTICOS
São recicláveis garrafas de refrigerante, copinhos e sacos plásticos, frascos de shampoo e detergente, embalagens de margarina e material de limpeza, canos, brinquedos sem partes metálicas, tubos, disquetes, CDs.
Não são recicláveis: cabos de panela, tomadas, adesivos, espumas e produtos de acrílico em geral.

METAIS
São recicláveis latinhas de aço (como as de óleo de cozinha), latinhas de alumínio, latas de tinta vazias, tubos de pasta de dente (plástico + alumínio), panelas, pregos, fios, arames, sucatas de automóveis, embalagens de alimentos congelados.
Ao separar o tubo de pasta de dente, certifique-se de que o mesmo se encontra com a menor quantidade de resíduos de pasta possível. Descarte o tubo com a tampa.
Latas com resto de tinta podem ser descartadas no lixo reciclável devidamente fechadas ou embaladas em saco plástico para não correr o risco de entornar a tinta.
Não são recicláveis: esponjas de aço, latas que tenham sido utilizadas para acondicionar materiais tóxicos. Mesmo indo para o lixo comum recipientes de materiais tóxicos precisam ser devidamente identificados.

VIDROS
São recicláveis as garrafas, copos, potes, lâmpadas queimadas, frascos e cacos.
As lâmpadas fluorescentes contêm substâncias nocivas à saúde, como o mercúrio (gás altamente tóxico), e contaminam o solo e as águas. Devem ser acondicionadas, preferencialmente na própria caixa onde vieram, tomando-se cuidado para não quebrá-las. Caso não tenha mais a caixa original da lâmpada envolva-a em caixa de papelão ou outro material seguro.
Não são recicláveis: espelhos, fibras de vidro, porcelana, cerâmica, louça, tubos de TV, monitor de computador, vidro temperado (como os pratos duralex), vidros planos e ampolas de remédio.

MATERIAIS TÓXICOS
Pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes nunca devem ser jogadas no lixo comum. Está sendo criado um ponto de coleta de pilhas na guarita do Bairro Demétria. Outra opção é deixar as pilhas e baterias no ponto de coleta do Pão de Açucar ou do Jaú. As lâmpadas fluorescentes deve seguir junto com os recicláveis, embaladas conforme orientação. Entre aqui para se informar melhor.

ÓLEO DE FRITURA
Não deve ser jogado na pia ou ralo e nem na terra pois contamina os mananciais. Deve ser acondicionado em garrafas devidamente fechadas, com etiqueta, junto com o lixo reciclável. O óleo é usado na fabricação de sabão.

LIXO ELETRÔNICO
Uma alternativa é procurar e doar para instituições que trabalham com população carente e fazem um bom uso tanto do computador montado como desmontado.
Por último, poderão ser descartados para a coleta seletiva. Os equipamentos são desmontados, separando-se o plástico dos metais.

Projeto Fênix - A Coleta Seletiva do Lixo no Bairro Demétria

Uma ação pioneira no município de Botucatu, a coleta seletiva no Bairro Demétria teve início no ano de 2001 e já passou por diversas etapas. Em agosto deste ano passou para a responsabilidade da Associação Comunitária João de Barro, constituída por moradores do Bairro para dar suporte jurídico e operacional a este e a outros projetos de desenvolvimento comunitário.

A coleta no bairro hoje, conhecida atualmente como Projeto Fênix, funciona assim:


O lixo seco, devidamente separado, é coletado às quartas-feiras, e levado para ser separado num depósito situado em um local dentro da Fazenda Demétria.

O lixo orgânico não é coletado, sendo compostado ou enterrado no quintal de cada morador.

Após a separação, os resíduos têm o seguinte destino:

- Lixo comum: é coletado pela Prefeitura e encaminhado ao aterro sanitário.

- Material reciclável: é estocado até atingir quantidade suficiente para ser comercializado na cidade de Botucatu.

O Projeto Fênix utiliza hoje os serviços de duas pessoas contratadas para os serviços de coleta: Donizete, que puxa a carreta com o seu trator, e o Claudio, que faz a coleta. O serviço de separação do lixo é realizado pelo casal Sr. Toninho e D. Cida, sob a coordenação do Cláudio.

Toda a renda obtida com a comercialização dos resíduos é destinada aos trabalhadores que fazem a separação, cabendo ao Projeto Fênix oferecer-lhes as condições adequadas.

A manutenção do projeto é feita com os recursos arrecadados com a taxa mensal paga pelos moradores e iniciativas do bairro.

É objetivo da Associação Comunitária João de Barro dar todo o suporte para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos serviços de coleta e separação do lixo no Bairro Demétria.